1. A perimenopausa é um período de transição entre a vida reprodutiva da mulher e a vida não reprodutiva, ou seja, a menopausa.
2. Os sintomas da perimenopausa muitas vezes não estão relacionados com os sintomas ginecológicos. Por exemplo, alterações de sono, alterações de ansiedade, de humor, tristeza em excesso, uma variação de humor muito grande, uma labilidade emocional, uma perda de memória, uma confusão, uma sensação de névoa mental.
3. O diagnóstico da perimenopausa é clínico, ou seja, não existe nenhum exame de sangue ou de imagem específico para fazer esse diagnóstico.
4. O tratamento da perimenopausa nem sempre, digo, na maioria das vezes não é o mesmo de quando a gente está tratando a menopausa. É uma fase muito ímpar, uma fase que precisa de um conhecimento aprimorado e muito refinado para que o tratamento seja feito de maneira correta.
5. O tratamento de perimenopausa vai muito além da reposição hormonal quando bem indicada. Isso parte de princípios de mudança de padrão alimentar, de atividade física, de gerenciamento de estresse, de uma melhora no padrão do sono, de um manejo multidisciplinar.
Dr. Gustavo Levinski
Ginecologista – CRM 42054
Sala 710 – e.medical Health Place – Medplex Sul