Criado despretensiosamente por dois amigos australianos em 2003, o Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da saúde masculina com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Essa iniciativa visa quebrar tabus e estimular o diálogo sobre a saúde masculina, desmistificando a ideia de que cuidar de si mesmo é sinal de fragilidade.
Globalmente, cerca de 1,4 milhão de casos de câncer de próstata são diagnosticados todos os anos e, no Rio Grande do Sul, aproximadamente 3,5 mil homens devem ser diagnosticados com a doença até o fim do ano, segundo o Ministério da Saúde. Os exames regulares, incluindo o toque retal e o teste sanguíneo de PSA desempenham um papel fundamental na detecção precoce, aumentando significativamente as chances de tratamento bem-sucedido.
O câncer de próstata, quando detectado em estágios iniciais, apresenta mais de 90% de chance de cura. E é por esse motivo que a conscientização e a prevenção desempenham um papel crucial na redução dos índices de mortalidade. Além dos exames médicos, os hábitos de vida saudáveis, a prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada, contribuem para a promoção do bem-estar geral do homem.
Dr. Tiago Cataldo Breitenbach
Urologista – CRM 37845