A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que liga a mandíbula ao crânio e proporciona a realização dos movimentos necessários para a fala e mastigação, além de atuar de forma auxiliar na deglutição e respiração. A anatomia complexa dessa região também torna complexo o tratamento das desordens dessa articulação, também conhecidas pela sigla (DTM).
As DTMs são de ordem multifatorial, ou seja, geralmente não há um fator causador isolado. Além disso, existem dois grandes grupos de desordens que podem ser identificadas em um paciente, a DTM muscular e a DTM articular. Para cada grupo existe uma gama de diagnósticos e tratamentos, que devem ser escalonados de acordo com a gravidade e progressão da doença além da limitação funcional que causa no paciente.
Sinais clínicos e sintomas como estalos ao realizar movimentos mandibulares, sensação de areia na articulação, dificuldade para abrir a boca, dores de cabeça na região das têmporas, travamento da boca em posição aberta ou fechada, percepção de alterações da mordida (oclusão dentária) devem alertar o paciente de que há alterações compatíveis com DTM, portanto, atendimento especializado deve ser procurado.
Os tratamentos são sempre escalonados por ordem de invasividade (menos ao mais) e de acordo com cada diagnóstico, sendo na minoria dos casos necessária a intervenção cirúrgica. Assim, mesmo que seja necessário um procedimento cirúrgico, hoje é possível que realizemos procedimentos minimamente invasivos e com grande índice de melhora do quadro do paciente.
Dentre os procedimentos minimamente invasivos, destaca-se a cirurgia por vídeo ou artroscopia da ATM. Trata-se de um procedimento muito completo para a abordagem das alterações intra-articulares da ATM, permitindo o tratamento de aderências, reposicionamento do disco articular, infiltrações de medicações além da complementação do diagnóstico justamente pela possibilidade de ter a visualização que nenhum outro exame de imagem permite.
Dr. Rubens Martins Bastos
Especialista e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
CRO-RS: 25165